quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Destinos ceifados


Hoje no Brasil temos aproximadamente  53℅ (cinqüenta e três por cento) de pessoas afro descendentes. Assim fico pensando onde estão os negros?  Na realidade que presencio hoje, não os vejo. Estes dias entrei em discussão com meu pai e ele disse: “O negro está em extinção não existe mais”. Parei e falei, não pai, você está errado. Conforme dados, mais da metade da população é constituída por pessoas negras, ele me olhou e disse: Não acredito! Pois ando em vários lugares e sempre vejo poucos negros. No restaurante, no cinema, na escola, na televisão ou quando levava vocês e tantos outros lugares.
            Isso tudo me levou a refletir, Que mundo meu pai vivia? Por ele ser de classe média, sempre freqüentou lugares onde negros são mais excluídos, então isso fez ele chegar a conclusão que negro estava em extinção. Começo a lembrar da trajetória da minha vida e me fez lembrar de toda a dificuldade que é seguir em frente. Onde estão os negros? Se são mais da metade. Em uma minoria, quase rara, os vejo nas escolas, nas faculdades, no meio empresarial.  Sabe onde você encontra negros em sua grande maioria? Nas margens da sociedade, onde a renda familiar é quase escassa, onde os sonhos são ceifados e destinos de sucesso desconstruídos, Onde ainda a escravidão prevalece, pois seus salários mal dão para ter uma casa e uma alimentação. A exclusão racial ao longo da história manteve os negros na margem da sociedade, com um ensino tão precário, que faz atenuar toda a capacidade de enxergarem o quanto estão enraizados naquelas condições.
Eu sou negro, sofri e sofro todos os dias as exclusões e percebo o quanto somos tratados diferentes, ao procurar um emprego, ao ser avaliado em conselho de classe e as vezes ser chamado de burro por colegas de trabalho,  que antes mesmo de conhecer,  julgaram pela sua origem. As cotas raciais ao meu ver, vem para colocar um escada, neste muro gigante que separa os negros do centro do sistema. Dando pelo menos uma chance de acesso, uma luz no fundo do túnel.  Assim sigo sonhando que um dia, existirá 53% de negros em todas as esferas do sistema.

MARCELO ROLDÃO MATOS
23/11/2016

Nenhum comentário: